Transição capilar é um processo no qual deixa de se utilizar qualquer química que alisa os cabelo para ter de volta os cabelos naturais e por consequência ter de volta os cachos, as ondas e o cabelo crespo.
Um processo que exige muita paciência , pois é necessário deixar os cabelos crescer para depois começar a observar os cabelos naturais aparecerem.
E durante o crescimento começa-se a a notar a diferença da parte crescida que mostra os cachos e a parte das pontas que ainda esta lisa.
Contents
Quanto tempo dura a transição capilar?
O tempo médio de crescimento dos cabelos costumar ser de 1,2 cm por mês, mas isso depende de cada pessoa, que pode variar.
Para os cabelos cacheados o crescimento parece ser mais demorado, pois devido ao encolhimento dos fios ao cachear é mais difícil notar o crescimento.
É importante uma atenção durante o crescimento, pois os cabelos ficam bastante fragilizados, e muito fácil de arrebentar na divisão do cabelo natural e a parte lisa, por isso é importante seguir um cronograma capilar e utilizar produtos específicos para transição capilar.
Finalização durante a transição capilar
A finalização é muito importante na definição dos cachos já crescidos e a junção da parte lisa, pois durante a transição capilar a aparência não fica muito bonita, então um cabelo com uma finalização que deixa os cabelos com brilho, mais definidos e macio é uma ótima escolha.
Uma excelente dica é utilizar uma técnica para definir os fios utilizando papel alumínio. A técnica consiste em enrolar as mechas durante a finalização com o papel alumínio. Desta forma os cachos ficaram definidos da raiz as pontas.
Como acelerar o crescimento dos fios durante a transição capilar
Sem dúvida a transição capilar é um processo difícil e requer muita paciência, por isso é necessário recorrer a tratamentos para tratar os fios e acelerar o crescimento.
Para facilitar o processo você pode optar por cortar toda a parte lisa deixando somente a parte natural do cabelo, isso é chamado de Big Chop, BC ou grande corte.
Realizar esse corte quando o cabelo natural ainda não esta com um comprimento longo pode ser uma mudança bastante drástica, pois o cabelo pode ficar com o corte “joãzinho”, bem curtinho.
Para acelerar o crescimento você também pode optar por tratamentos específicos que utilizam produtos e agentes que faz acelerar o crescimento dos fios e juntar com uma boa alimentação.
É preciso seguir um tratamento com um passo a passo e ter consistência. Pois o resultado surge depois de alguns meses.
Vou deixar uma indicação do tricologista Edmar Cláudio que criou um tratamento com base científica para acelerar o crescimento dos fios no link abaixo:
Crescimento Capilar Acelerado
Meu Big Chop
Eu já passei por uma transição capilar aos meus 18 anos, adolescente e frequentava a escola.
No meu caso sofri um corte químico ao utilizar água oxigenada para fazer clareamento de algumas mexas nos cabelos. Na época muitas meninas clareava as mexas desta forma e estava super na moda.
Só que no meu caso eu já tinha utilizado um produto para alisar os cabelos o que foi incompatível causando a quebra das mechas onde eu apliquei a água oxigenada. Só sobrou toquinhos de cabelos.
Por isso fui obrigada a cortar o cabelo bem curto, pois tinha ficado muito feio. E acabei me aceitando desta forma. Fiz vários tratamentos de hidratação e cuidados até voltar ao meu cabelo natural.
Pra mim foi um processo muito bom, pois eu amava cuidar e tratar os cabelos.
O que me ajudou ainda mais, é que aconteceu o mesmo como o cabelo de minha irmã, então passamos pelo processo juntas. E minha mão nos ajudou muito nos tratamentos que tirávamos das revistas na época.
Espero ter colaborado na sua transição capilar ou ter esclarecido muito sobre o tema.
Um grande beijo
Telma